Brazilian beekeepers

I have created that topic to connect us all. Although I’m a beginner in beekeeping, it would be great to find others in the region to share experiences!

Hi everyone, my name is Felipe, I’m new to the beekeeping world. I have bought a 6-frame hive which should arrive by December 2015. I’m now studying and visiting some beekeepers to get more information and skills.
If you are in São Paulo city area and surroundings, please leave a comment here. If you’re not, also leave a comment here. It would be great to know where you are located.

Olá. Sou de Recife, PE. Gostaria de ter contato com outros envolvidos na apicultura. Comprei um Flow Hive, mas não tenho experiência nenhuma.

Uma dúvida: será que a abelha brasileira (africana) pode usar o Flow Hive?

Aparentemente pode sim. Mas a africana é mais agressiva do que as outras. Acho melhor vc buscar alguém que possa de dar um curso básico ou mesmo te ajudar na manutenção da colmeia. Eu também sou novo nisso e estou buscando alguns apicultores para me dar informações. Um abs

Ola, estou pensando em adquirir as gavetas para adaptar colmeias existentes. Voces podem me contar mais sobre tua experiencia com a receita federal e custo de importar os produtos da flow hive?

Agradeco de antemao.

@sandrita @Novaes G’day novo Apicultor. Pode ser possível ter abelhas africanizadas, mas eu não gostaria de ser a pessoa que faz o atendimento colmeia - que poderia ser um pouco perigoso.

Você pode participar de um clube de abelha local e pedir ajuda a obtenção de abelhas agradáveis como Apis melífera raças?

http://www.beehoo.com/f_region.php?region=Brazil

Olá também sou novo no mundo da apicultura, espero que possamos trocar boas experiências nesse segmento. O meu set flowhive acaba de chegar na minha cidade, só preciso agora buscá-lo nos Correios :wink:

Alguem teria alguma experiencia com meliponicultura? Sera que e possivel/interessante esse tipo de abelhas sem ferroes serem criadas no FlowHive? Abs

@Gabriel_Costa , abelhas sem ferrão constroem sua colmeia de maneira diferente. Elas constroem “potes” ao invés de favos. Neste flow vc só vai conseguir colocar abelhas com ferrão.
Abs

@sandrita eu mandei as minhas para os EUA, e fui buscar no escritório de lá… fiquei com medo da receita e dos impostos… além do frete ser ridiculamente mais barato, não paguei imposto algum.

Entendi… que pena =/… Obrigado pela info Novaes. E quanto as abelhas europerias caucasianas e italianas, sabe onde podemos encontra-las? Sao menos agressivas, mas pelo visto nao sao muito comuns no Brasil…

Eu achei este site aqui que vende abelhas italianas no brasil. Entre em contato com eles e me conte se deu certo! Abraço! http://www.apiariocosmos.com.br/telas/rainha.htm

Obrigado! Farei isso :wink:

Ola amigos, queria saber se poderia criar as abelhas com o flowhive dentro do terreno de casa. Meu terreno e um pouco grande e no final do mesmo(aprox 30 m de distancia da casa) seria o lugar ideal para coloca-la. Meu receio e como as abelhas africanizadas sao agressivas, elas atacarem os animais aqui de casa, a nós mesmos, ou até pessoas que passam na rua. Haveria essa possibilidade? Como posso proceder?

Abs!

Olá Kennedy. sou apicultor e gostaria de comprar o sistema flow hive. vc pode me falar como vc adquiriu e quanto foi, vc pagou impostos? como foi sua compra?

Joaquim, enviei para meu endereço no Canadá, e trouxe para cá como bagagem acompanhada. O frete para o Canadá era muito mais em conta.

Olá! Finalmente estou com o FlowHive - estou pesquisando quais abelhas colocar (tenderia a uma SF, mas pela estrutura da colméia entendo não ser possível). quais que vocês estão criando?

Oi Natalia. Poderia contar como importou o Flow Hive ?

Quanto pergunta das abelhas. Provavlemente as sem ferrão não se adaptariam ao formato da Flow Hive.

A mais recomendada é Abelha Européia. Ela tem ferrão, porém são bem dóceis e se adaptam bem ao clima do Sul/Sudeste do país.

Olá pessoal do Brasil!
Gostaria de saber se algum de vocês que possuem o sistema honey flow aqui no Brasil, estão querendo vender o equipamento ou partes dele. Eu tenho interesse em comprar.
Obrigado!!

Além disso, quem de vocês conseguiu produzir mel nesse equipamento? O rendimento é o mesmo que no modo normal?

Abraços!!

Bom dia @Novaes,
como vc parece já ter comprado o equipamento há algum tempo, gostava de saber se você poderia me esclarecer algumas dúvidas. Eu também quero testar o Flow. Eu tenho um sítio em Petrópolis, na serra do Rio, e penso em instalar o Flow lá. Gostava de saber se vc já instalou suas abelhas e se foi tudo tranquilo? Elas estão produzindo?
Agradeço antecipadamente sua atenção.
Atenciosamente,